Home > Blog

Elas fazem um trabalho importante todos os dias: removem o resíduo de modelagem, desembaraçam o cabelo e proporcionam volume e brilho . Mas cada tipo de cabelo e aplicação de beleza requer pente/escova certo.

As escovas redondas são ideais para alisar e modelar os fios. Os tipos que possuem diâmetro grande são usados para cabelos agredidos por química. Os menores são mais indicados para quem tem cabelo curto ou franja.

As chamadas escovas raquete têm cerdas largas e desembaraçam sem agredir os fios. É particularmente adequada para cabelos de comprimento médio a longo. Ela pode lidar com fios largos em sua forma. Isso significa menos pinceladas, protegendo assim as raízes e a textura do cabelo. É uma escova ideal para secar o cabelo e criar uma aparência suave e reluzente. 

 

 

 

Como escolher o material?

 

• Cerdas macias: são recomendadas para cabelos delicados e ondulados, pois dão brilho e desembaraçam sem danificar os fios.

• Cerdas de nylon ou plástico: funcionam melhor em fios cacheados ou crespos. Lembre-se que, se quiser manter a definição dos cachos, só penteie ou escove os fios quando eles estiverem molhados.

• Escovas de madeira: diminuem o efeito do frizz e só devem ser usadas com o cabelo já desembaraçado.

• Escovas ionizadas: liberam íons nos fios, dando brilho, neutralizando a eletricidade estática e selando a cutícula do cabelo, o que deixa o look disciplinado.

• Escovas térmicas: servem para acelerar o alisamento dos fios. O jato do secador esquenta a cerâmica ou o alumínio e ativa o calor na hora de escovar, melhorando o resultado final.

 

Dicas: Aplicação e Limpeza

 

• De baixo para cima: Para evitar puxões dolorosos e quebra de cabelo, é melhor começar sempre a escovar nas extremidades. Se você começar na linha do cabelo, o cabelo já emaranhado é puxado ainda mais apertado, formando pequenos nós.

• Escove antes de lavar: Isto elimina resíduos de sujeidade e penteados mesmo antes de lavar . O cabelo também não embaraça tanto durante a lavagem, facilitando o pentear depois.

• 100 escovadas por dia?: A regra de ouro muito citada diz que devemos cuidar dos cabelos com pelo menos 100 pinceladas por dia para mantê-las fortes e brilhantes. Essas escovadas têm um efeito positivo: a escovação estimula a circulação no couro cabeludo, promovendo o suprimento de nutrientes para as raízes do cabelo e, portanto, o crescimento do cabelo. O óleo do couro cabeludo também é distribuído pelos cabelos, atuando como um filme protetor. Mas algumas pinceladas são suficientes para isso. Evite exagerar, uma vez que estimula o aumento da produção de sebo no couro cabeludo e pode levar a cabelos oleosos.

• O cuidado da escova também é necessário: Limpar o cabelo da escova após cada uso. Isto evita a acumulação excessiva de óleos e a criação de resíduos de produtos. Você também deve limpar seus pentes regularmente, caso contrário sujeira e sebo são espalhados pelos cabelos. Idealmente, as escovas devem ser lavadas uma vez por mês. Veja como: Umedeça a escova com água morna e ensaboe-a levemente com um xampu suave. Em seguida, enxágue bem e coloque em uma toalha com as cerdas voltadas para baixo para secar.