Home > Blog

Apesar do atual cenário político-econômico pouco promissor, cerca de 7 mil estabelecimentos são abertos por mês no Brasil. Esse segmento, mesmo em tempos difíceis, entorno político instável e desemprego crescente, é um dos que normalmente têm desempenho positivo na economia. E é aí que entra o marketing de experiência.

Antigamente, a disputa entre os concorrentes era por preços competitivos que atrairiam a clientela. Hoje em dia, os valores cobrados ainda são importantes, porém , o que vale para encantá-lo é a experiência vivenciada dentro do salão.

É fato: o comportamento do consumidor está mudando e cada vez mais ele filtra suas escolhas baseado nas relações emocionais que mantém com determinadas empresas. Ou seja, além de ter uma equipe super preparada tecnicamente, com produtos profissionais para fazer os melhores serviços, é preciso também oferecer momentos únicos.

Negócios preocupados com o impacto social, em respeitar o seu público-alvo e em transformar o ambiente ao redor são as que melhor ganham pontos na avaliação do freguês. Nos salões os espaços vendem uma experiência cujo objetivo é fazer as mulheres e homens se sentirem mais bonitos, seguras e empoderados.

 

E como fazer isto?

 

1º PASSO: Conhecendo a jornada do cliente. Isso significa saber exatamente o que acontece desde a ligação para agendar um serviço até o pós-venda e o que a pessoa espera de cada momento desses. 

- A recepcionista tem que ser gentil e educada, com uma agenda flexível, para responder ao pedido de horário do consumidor; 

- O atendimento precisa ser pontual e feito por profissionais preparados; o ambiente, adequado à proposta do salão (limpo, arejado, confortável e bonito); 

- Os preços, cobrados justos e de acordo com o mercado.

 

2º PASSO: Dar máxima atenção aos detalhes. Parece bobagem, mas, normalmente, os microempreendedores não dão importância para isso. Porém, o cliente percebe quando os pormenores são bem cuidados. Faça a sua lista, com base em opiniões dos próprios clientes:

- Nada de espelhos sujos.

-Regule o ar-condicionado para funcionar na temperatura adequada.

- Organização no banheiro: deixe sempre uma reserva de papel higiênico e papel toalha e mantenha o lugar limpo e com cheiro agradável.

- Cuide da limpeza do chão: varra-o sempre que necessário (mesmo que isso signifique várias vezes ao dia).

- Organize as estações de trabalho para receber cada cliente. 

- Oriente as colaboradores e funcionários a se vestirem de acordo com a proposta do salão. De preferência uniformizados.

- Invista em uma decoração agradável. Afinal, a sua principal oferta é a beleza!